...FARMACÊUTICOS COM DILMA

...

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

FARMACÊUTICOS EM APOIO A CANDIDATURA DILMA


LEIA ABAIXO O MANIFESTO DOS FARMACÊUTICOS EM APOIO A CANDIDATURA DILMA. 
PARA ASSINAR ENVIE UM EMAIL PARA FARMACEUTICOSCOMDILMA@GMAIL.COM, COM SEU NOME COMPLETO E ESTADO. 




"O País, mais uma vez, se depara com a disputa entre projetos políticos distintos para a nação. Um progressista, que tem consciência da necessidade de aprofundar e fazer avançar o projeto de mudanças iniciado em 2003, centrado na distribuição de renda, redução da miséria e ampliação da soberania nacional representado pela candidatura da Presidenta Dilma; e outros que representam a elite econômica conservadora, que quer a todo custo recuperar os espaços perdidos nos últimos anos, retomando os princípios da política neoliberal que retira direitos dos trabalhadores e concentrando a riqueza para uma minoria brasileira.

Nós, farmacêuticos, abaixo assinados, afirmamos nosso apoio ao projeto político, iniciado em 2003, com o Governo Lula e que teve continuidade com a eleição de Presidenta Dilma Rousseff, em 2010. Estes dois governos trouxeram avanços importantes para a população brasileira.

Sabemos, contudo, que ainda há uma longa jornada a ser trilhada para superar décadas de omissão do Estado na oferta de políticas públicas em áreas como Saúde, Educação, Moradia, entre outras. Por isso, reiteramos a necessidade da continuidade deste projeto que apontará os eixos estratégicos para avançar nas ações que vão melhorar as condições de vida do povo brasileiro.

Entendemos que a reeleição da Presidenta Dilma é a única possibilidade de mantermos a defesa de projeto nacional de desenvolvimento com distribuição de renda e valorização do trabalho.

A candidata Dilma é a que representa as mudanças que aconteceram no Brasil a partir das políticas sociais desenvolvidas desde 2003, na saúde, educação, economia, diplomacia, meio ambiente, geração de energia, na exploração do pré-sal, no combate a miséria e a fome, direito à memória e à verdade, bem como na ampliação dos direitos das minorias.

Entendemos também que reeleger Dilma é fundamental para debatermos com os farmacêuticos do Brasil nossas pautas em torno da valorização do trabalho farmacêutico, como profissionais comprometidos com os avanços na saúde em nosso País e, portanto, merecedores do reconhecimento da sociedade.

O governo Dilma fortaleceu e ampliou os avanços conquistados quando da realização da primeira Conferência Nacional de Medicamentos e Assistência Farmacêutica, que gerou as diretrizes para a consolidação da Política Nacional de Assistência Farmacêutica – PNAF, aprovada em 2004.

O investimento em medicamentos saltou de 1,9 bilhões em 2003 para 12,5 bilhões em 2014, representando um crescimento de 625%. Destacam-se também os avanços com a implantação do Programa Farmácia Popular, ampliado pela Presidenta Dilma com o “Saúde não tem preço”, os investimentos em capacitação dos profissionais, importantes recursos financeiros repassados aos municípios com baixo IDH para desenvolvimento da assistência farmacêutica e apoio logístico e financeiro aos municípios contemplados com os incentivos para implantação de política de fitoterápicos e plantas medicinais.  

Com a sanção da Lei 13.021/2014, as farmácias ficaram consolidadas como estabelecimentos de prestação de serviços farmacêuticos, ampliando e fortalecendo as ações dos farmacêuticos como profissionais de saúde. Entendemos que a MP 653 não é um obstáculo aos avanços desta lei já que não muda o que já era legislado pela lei 5991/73.

É preciso, no entanto, avançarmos para que a assistência Farmacêutica seja plena tanto no setor público quanto no privado, independentemente do porte do estabelecimento.

Queremos a reeleição da Presidenta Dilma para que, em seu segundo mandato, aconteçam as reformas de base, em particular a Reforma Política, a Reforma Urbana, a Reforma Agrária, a Reforma Tributária e a Democratização dos Meios de Comunicação como políticas estruturantes e fundamentais para assegurar os avanços que o País necessita.

Entendemos também que será possível a implementação e efetivação de bandeiras defendidas pelos farmacêuticos, como o aumento do investimento financeiro federal com a aplicação de 10% das receitas brutas da União na Saúde, a garantia da aplicação dos recursos do Pré-Sal em saúde e educação, fortalecimento das políticas de desenvolvimento para a ciência e tecnologia, a ampliação e valorização da força de trabalho, a profissionalização da gestão e a participação efetiva do controle social. 


Deste modo, nós, farmacêuticos e farmacêuticas, apoiamos a candidatura da Presidenta Dilma como única garantia de que o Brasil continuará superando desafios, possibilitando mais avanços e ampliando os direitos da população brasileira". 


FARMACÊUTICOS(AS) , PARA ASSINAREM ESTE MANIFESTO, ENVIEM UM EMAIL PARA: FARMACEUTICOSCOMDILMA@GMAIL.COM, DIZENDO O NOME COMPLETO, ESTADO E ÁREA DE ATUAÇÃO. 







16 comentários:

Anônimo disse...

Voto Dilma! Por ser a mais preparada e com condições de governar o Brasil. Mas por representar o projeto político avançado e comprometido com a população. Por defender e agir em defesa da saúde e pela valorização do trabalho. Por lutar pela democracia e soberania do Brasil! Eu voto Dilma. (Debora Melecchi)

Anônimo disse...

Eu, Glicério Diniz Maia, Farmacêutico-Bioquímico e pequeno empresário; venho por meio desta manifestar o meu apoio pela reeleição da Presidenta Dilma. Estou diariamente abordando e sensibilizando meus clientes, amigos e familiares no propósito da manutenção deste governo que mudou a vida de milhões de Brasileiros.
Como Farmacêutico proprietário de uma pequena Farmácia no interior de São Paulo, vejo a importância do programa Farmácia Popular do Brasil que mudou significativamente a vida de milhões de Brasileiros que não tinham acesso direto à medicamentos essenciais. Entre estes e outros programas que fizeram e fazem a diferença na vida dos mais pobres, voto e peço voto para Dilma Roussef. (Glicerio Diniz Mais)

Jorge Barbedo disse...

É com imenso orgulho que manifesto aqui o meu apoio a esta mulher incrível que governa o nosso país. Jorge Barbedo de Almeida, farmacêutico, empresário e brasileiro.

Ricardo Murça disse...

Eu apoio Dilma para a continuidade de seu mandato como Presidenta da República.

Eu, Ricardo Murça, na qualidade de Sindicalista, apoio a continuidade do Governo Dilma por enxergar os avanços sociais, avanços na saúde, no acesso à programas e pela preocupação com os menos favorecidos.
Também me alegra o pensamento aberto referente às causas de grupos minoritários, ao diálogo aberto com Sindicatos e movimentos sociais e pelo respeito as religiões sem, no entanto, apoiar alguma de forma aberta ou deliberada, reforçando o Estado Laico.
É também do meu agrado a austeridade com que trata fatores econômicos não se curvando somente aos interesses de grupos que privilegiam o lucro em detrimento de toda a sociedade.
Confio muito na Presidenta, em seu caráter e reconheço sua trajetória como a de uma pessoa realmente compromissada com o Brasil e com o povo brasileiro, doa a quem doer.
Trabalharemos ao lado da Presidenta buscando mais avanços para os trabalhadores, para os aposentados, para a saúde e para a farmácia.

Conte com meu voto, com a minha militância e com meu apoio irrestrito à sua reeleição.

Bruno Fernandes disse...

Estou com Dilma para o Brasil seguir mudando.

José Miguel do Nascimento Jr. disse...

Estou com Dilma, pois quero um Pais desenvolvido e inclusivo, sem discriminação e qualquer tipo de preconceito. O maior dos feitos do nosso governo, desde o primeiro mandato do Presidente Lula e agora com Dilma, foi tornar o Brasil um Pais de todos e priorizar o combate a pobreza e a miséria. Na saúde, a ampliação do investimento e particularmente o aumento expressivo no campo da assistência farmacêutica propiciou ampliar o acesso aos medicamentos, um bem essencial.
Não podemos retroceder. Apoiar a reeleição da Dilma é a possibilidade de aprofundar as mudanças que o Brasil precisa.

Michelle Silva Nunes disse...

Olá!
Sou farmacêutica hospitalar, presidente da regional RN da SBRAFH e tenho o prazer de liderar uma equipe que vota certo. Apesar das adversidades que temos tido diante dos vetos de alguns artigos, para nós importantes, da Lei 13.021, seguida da publicação da MP 653, acredito na sabedoria da Presidenta em fazer política e, em momento oportuno, reverter essa situação, dando a todos os brasileiros e brasileiras o direito igualitário e isonômico à segurança no acesso a medicamentos por meio da presença obrigatória do farmacêutico na dispensação.
Não tive ganhos pessoais com o governo atual, pois fui severamente prejudicada em um concurso para servidor da UFRN, em que deixei de ser nomeada por ocasião do contrato da Universidade com a Ebserh, que colocou seus recém contratados nos postos vagos. Também me sinto insegura com as possíveis perdas que podem surgir a partir da MP 653. Portanto, meu voto é um voto de confiança, isento do anarco-facismo que tem empestado muitos colegas.
Tenho satisfação em declarar apoio a essa mulher forte, que tem se esforçado para trazer benefícios às minorias, fazendo uma política equilibrada, sem choques ou embates que ponham em risco a condição de paz que a nossa nação tem o privilégio de vivenciar desde que começamos a engatinhar na democracia. Há muito a se reconhecer de bom, para milhões de pessoas, no Governo do PT, a despeito do que eu ganhei ou perdi.

Michelle Silva Nunes - Farmacêutica Hospitalar - Natal/RN

Anônimo disse...

Voto em Dilma Rousseff porque ela é a candidata mais bem preparada e poderá dar continuidade ao governo progressista e democrático que começou com o presidente Lula.

Outro motivo do meu voto ser da Dilma, é que as políticas sociais que tiraram 36 milhões de brasileiros da miséria poderão ser aprimoradas.

Eu vibro com a postura firme da Dilma frente ao imperialismo norte- americano. Em razão de nossas posições destemidas, o Brasil vem consolidando o seu espaço no cenário mundial, valorizando a soberania nacional e o mais importante, sem as ingerências dos EUA.

Eu quero ‘Dilmais’ para que o país possa continuar avançando no sentido proposto e ansiado pelo movimento sindical.

No dia 05 de outubro, Dilma direto sem escala no segundo turno.
(Júnia Dark Vieira Lelis)

Anônimo disse...

Tenho inúmeros bons motivos para apoiar, votar e pedir voto para a nossa presidenta DILMA continuar mudando o nosso Brasil.
VOTO DILMA 13 !

Unknown disse...

#coracaovalente

Priscila disse...

Votar em Dilma e ter coragem de apoiar o processo de mudança do nosso pais que iniciou com Lula. É lutar contra o preconceito; contra a classe opressora, contra o neoliberalismo retrogado e garantir os avanços destes últimos anos. Por acreditar no Brasil eu, Priscila Vautier, farmaceutica , sindicalista Voto em DIlma.

Marilia Araújo Baldaia disse...

Sou farmacêutica, atuo na área hospitalar.
Graças aí governo Lula tive a oportunidade de sair de Rondônia para fazer a faculdade em São Paulo, aqui fiz Iniciação Científica na UNIFESP e pude vivências o maior investimento a pesquisa científica Brasileira. Tive oportunidade ainda com o dólar baixo de ir para o Chile fazer o curso de farmácia clínica, (curso cobrado em dólar). Meu marido também farmacêutico fez iniciação científica, mestrado e agora está cursando o doutorado. Ambos saímos de escolas públicas e hoje meu marido é professor universitário!
Obrigada Lula, obrigada Dilma.
Marilia Araújo Baldaia

Vereadora Jussara Cony - Porto Alegre/RS disse...

Como farmacêutica e militante em minha categoria, desde o movimento estudantil na década de 70, dirigente de nossas entidades, profissional fundadora do Sindicato do RS e da FENAFAR, sou testemunha, porque participei e participo de todas as lutas de minha categoria, sou testemunha do significado do povo brasileiro ter tido a sabedoria de eleger os Governos de Lula e Dilma, para a conquista de tantas reivindicações nossas para a construção de um SUS de qualidade para todos onde se implantou uma Política de Assistência Farmacêutica, com o uso racional de medicamentos inserida no SUS, da implantação da Farmácia Popular do Brasil atingido a milhares de usuários de medicamentos, do reconhecimento da farmácia como estabelecimento de saúde, histórica luta de nossa categoria, da criação do complexo industrial da saúde para gerar conhecimento, pesquisa e absorver profissionais farmacêuticos com preparo à defesa de nosso patrimônio genético natura, da inserção do profissional farmacêutico nas Equipes multidisciplinares e na atenção básica de saúde, entre tantas outras que contribuem decisivamente para o projeto de desenvolvimento nacional. Assim, sou Dilma, sempre !!! Com firmeza de princípios, convicção e coerência! Ah, e muito gratidão!

Unknown disse...

Não é só questão de ser Dilma; a questão é que pobre passou a integrar_se na sociedade; eram excluídos de tudo e hoje mudou. Não sou fanático e nem cego como dizem meus amigos hoje há muita coisa a ser feita mas avançamos muito. Devíamos ao FMI; hoje somos credores; nossa frota de carro além de velha não construía com o ecossistema; Pobre homem tem pelo menos uma chance.
Não tenho rancor da Elite tucana mas as verdades devem ser ditas. Estão fazendo nascer um ódio contra nos simpatizante do governo. Vamos combater a mentira com ações realizadas não com promessas de campanha evasiva; demagoga e ironizando.
Quero um Brasil melhor sou #coracaovalente.
Meu nome é Marco Poe- sou empresário e professor universitário e livre pra fazer as minhas escolhas.
#avantedilma

maria m.poi nunes. disse...

Sou Dilma, por tudo de Bom que o pt tem feito pela classe mais sofrida, que não tinham direito a nada e hoje esta quase em igualdade , atingindo a classe média, e por vários outros motivos, avante Dilma rumo a Vitória.

Anônimo disse...

Leiam a LEI Nº 18.679, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2009, sancionada por Aécio Neves, e reflitam sobre os prejuízos a Saúde Coletiva.